Advogado trabalhista: saiba quando procurar um

O advogado trabalhista atua em defesa dos interesses tanto do empregador como do empregado, podendo essa atuação ser na própria Justiça do Trabalho ou fora dela.

O Direito do Trabalho é um dos ramos do Direito que estuda as relações trabalhistas sob a ótica dos direitos e obrigações do empregado e do empregador, sendo o advogado trabalhista um especialista na área dos direitos trabalhistas que atua na defesa dos interesses dessas partes.
advogado trabalhista

Essa atuação pode ser na própria Justiça do Trabalho, quando uma das partes decide solucionar a questão ingressando com uma ação trabalhista, ou ainda antes de um processo judicial dar início, quando o advogado trabalhista atua como um conciliador entre patrão e empregado.

Na maioria das vezes, o trabalhador só busca um advogado trabalhista para reivindicar os seus direitos quando já está fora da empresa, pois o mesmo tem receio de procurar seus direitos quando ainda está trabalhando, por medo de sofrer represálias ou até mesmo de ser demitido, que infelizmente é o que quase sempre acontece.

Quando procurar um advogado trabalhista?

Muita gente pensa que o trabalhador só deve procurar um advogado trabalhista para ajuizar uma reclamação na justiça do trabalho para requerer seus créditos.

Não é bem assim. O advogado trabalhista também atua como um conciliador entre as partes, informando das vantagens de uma composição amigável e que uma briga judicial pode levar anos devido a grande quantidade de recursos existentes, e que no final, uma das partes sairá perdedora.

Outra função desse profissional do direito e que você deve buscar sempre, é o de consultoria jurídica para orientação de qualquer assunto relacionado aos direitos trabalhistas.

Muitas vezes, o trabalhador está em uma determinada situação no seu trabalho e não sabe como proceder.

A consultoria jurídica é uma boa saída para esses casos.

O trabalhador procura um advogado trabalhista para obter uma orientação que melhor se adeque ao seu caso, evitando assim complicações no futuro.

 

O advogado trabalhista e a ação judicial

Quando as partes não chegam a um acordo, quase sempre o caso é resolvido na Justiça do Trabalho através de uma ação trabalhista.

São vários os tipos de ações que podem envolver o empregado e o empregador numa disputa judicial, entre as mais comuns são:

Na ação judicial, que na justiça do trabalho chama-se reclamatória trabalhista, o advogado deve mostrar a justiça as razões do direito do seu cliente, ou seja, por qual motivo ele deve ganhar a causa, apresentando provas materiais ou testemunhais que convença o juiz do seu direito.

Assim, vemos a grande importância do advogado trabalhista na solução dos conflitos entre empregados e empregadores, e em defesa dos direitos trabalhistas de quem quer que seja.

Portanto, busque sempre um advogado trabalhista de sua confiança para que ele lhe oriente sobre seus direitos relacionados ao seu trabalho.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça aqui sua pergunta ou comentário que responderemos em breve!

4 comentários em “Advogado trabalhista: saiba quando procurar um

  1. Gabriela Responder

    Olá boa tarde! Gostaria de saber se o funcionário temporário pode requerer auxílio doença?

    • Trabalhista Legal Autor do postResponder

      Olá Gabriela!

      O trabalhador temporário tem todos os direitos trabalhistas de um trabalhador contratado por prazo indeterminado, inclusive o auxílio-doença, desde que tenha cumprido o prazo de carência de 12 contribuições. Em todo caso, procure um advogado trabalhista para verificar sua situação.

  2. Gino ribeiro de sousa alves Responder

    Eu queria saber ate com quantos anos pode recorre um processo da lei trabalhista q fui demitido por justa causa da enpresa ja vai fazer um ano agora se tem como eu entra ainda com o processo

    • Trabalhista Legal Autor do postResponder

      Olá Gino!

      O prazo para ingressar com uma ação trabalhista é de 2 anos a contar da data da saída. No seu caso, você ainda pode pleitear seus direitos trabalhistas na justiça. Procure um advogado trabalhista para analisar seu caso. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.