Oportunidade de trabalho: empregos de fim de ano podem ser uma luz no fim do túnel

A oportunidade de trabalho com o surgimento dos empregos de fim de ano: veja as dicas para conseguir uma vaga de temporário em 2018

oportunidade de trabalho

 

Com a crise econômica e política vivenciada no Brasil nos últimos anos, vimos a taxa de desemprego subir assustadoramente, e conseguir um emprego passou a ser uma uma missão quase impossível para muitos brasileiros, mesmo com a reforma da CLT, que alterou vários direitos trabalhistas, e que gerou uma expectativa no aumento das contratações.

Mas essa realidade pode ser atenuada pelos empregos temporários que surgem no final do ano.

Apesar das incertezas do nosso cenário econômico, a maioria das empresas começam a se movimentar para atender ao aquecimento do mercado nesse período. E o reforço no quadro de funcionários é o principal aspecto dessa preparação, abrindo várias oportunidades de emprego.

Assim, esta é a hora para se preparar bem, pois o candidato deve estar atento ao que o mercado está procurando, além de estar preparado para enfrentar a maratona de entrevista e testes.

Para que você garanta uma dessas vagas temporárias que ficarão disponíveis em diversos setores, Trabalhista Legal apresenta algumas dicas que podem ajudar a você conseguir o seu tão sonhado emprego.

1 – Atenção no calendário

oportunidade de trabalho - passo 3

O mês de outubro é quando as maiores empresas contratam, e o mês de novembro é a vez das empresas de menor porte. Portanto, essa é a hora para começar já sua preparação, suas chances aumentam quando é feito todo uma avaliação e planejamento com antecedência.

Uma boa dica é consultar e ficar de olho nas vagas através do Sine Fácil, podendo até agendar entrevistas.

 

2 – Procure uma oportunidade de trabalho em setores que você tenha afinidade

oportunidade de trabalho - passo 1

O candidato antes de se cadastrar para concorrer a uma vaga, deve verificar se tem afinidade e conhecimento com aquele setor. Como a grande maioria são vagas temporárias, as empresas buscam candidatos que já tenham o mínimo de conhecimento daquele segmento, pois querem pessoas preparadas para garantir o sucesso nas vendas de fim de ano. Se tem vagas, por exemplo, em uma loja de informática e você não tem o menor conhecimento sobre informática, suas chances de conseguir uma vaga caem consideravelmente.

 

3 – Busque nos lugares onde a oferta de vagas é maior

oportunidade de trabalho - passo 2

Os setores de supermercados, vestuário e calçados, sempre tem um maior número de vagas ofertadas, pois o comércio varejista costuma aumentar o volume de suas vendas, e por isso contratam mais pelo aumento da demanda, abrindo mais oportunidade de trabalho.

Deixar o seu currículo nesses setores aumentam significativamente as chances de você ser selecionado para a entrevista.

 

4 – Procure vagas em empresas que sejam próximas da sua residência

oportunidade de trabalho - passo 3

Como a maioria das vagas são para setores que aumentam o volume de suas vendas, os empregados nesses setores costumam permanecer no trabalho até tarde nesse período. Assim, as empresas preferem empregados que morem perto do local de trabalho, pois se cansam menos no trajeto casa-trabalho-casa, tendo uma produtividade maior dentro da empresa.

 

5 – Prepare um currículo claro e objetivo

 

Como o volume de procura por emprego também aumenta consideravelmente no fim de ano, os recrutadores precisam analisar muitos currículos e procuram qualidades específicas dentre os candidatos, como experiência e disponibilidade. Portanto, destaque no currículo apenas as suas qualidades específicas naquele setor, e por que você é o melhor candidato para aquela vaga.

 

6- Saber trabalhar em equipe é fundamental

oportunidade de trabalho - passo 3

Para o preenchimento dessas vagas, o mínimo que se busca do candidato geralmente são os requisitos básicos como segundo grau completo, boa comunicação e simpatia.

Mas hoje, o candidato que saiba trabalhar em equipe e ter capacidade de enfrentar os problemas com controle emocional com certeza sai na frente.

Por isso, trabalhe essas habilidades para que tenha maior chance de contratação.

 

7 – Prepare-se para enfrentar a entrevista

 

Uma boa preparação para a entrevista é um grande passo para agarrar essa oportunidade de trabalho.

Mostrar confiança para o entrevistador, conseguir passar as suas qualidades específicas para aquele cargo, e por que você é a melhor escolha para a empresa, são ótimas dicas para o candidato.

Conhecer os aspectos da empresa também é uma dica importante.

Portanto, com essas dicas e atitudes positivas, com certeza você terá sucesso na busca do tão sonhado emprego.

Boa sorte!

Ficou com alguma dúvida? Faça aqui sua pergunta ou comentário que responderemos em breve!